Conheça a Dengue

Foto: UNICEF/BRZ/Raoni Libório.

Parceria
TAKEDA

em benefício do

A Takeda uniu forças com o UNICEF Brasil para realizar ações sobre mudanças climáticas, preservação do meio ambiente, água, saneamento e higiene, fomentando a prevenção de doenças de veiculação hídrica, como dengue e chikungunya, em áreas endêmicas da Amazônia Legal e do Semiárido brasileiro.

O UNICEF não endossa marca, produto ou serviço.

Parceria Takeda e UNICEF


O objetivo dessa parceria é mobilizar gestores, entidades governamentais e sociedade civil nos níveis nacional, estadual e municipal, conscientizar e capacitar gestores e profissionais de saúde e educação, comunidade escolar e adolescentes dos municípios participantes do Selo UNICEF na Amazônia Legal e Semiárido sobre água, saneamento e higiene, mudanças climáticas e preservação ambiental.

O projeto visa a prevenir doenças de veiculação hídrica, por meio de vetores como mosquitos, e doenças negligenciadas, reduzindo os indicadores de dengue, zika, febre amarela e chikungunya na região da Amazônia Legal e do Semiárido brasileiro.

A iniciativa beneficia direta e indiretamente um público amplo, que abrange crianças e adolescentes de zero a 17 anos e suas famílias, representantes da sociedade civil e gestores públicos (de saúde, educação e proteção social) responsáveis por políticas públicas nos municípios inscritos no Selo UNICEF:

Diretos:
  • Adolescentes dos NUCAs: 2.000 adolescentes e jovens multiplicadores em 200 NUCAs (Núcleos de Cidadania de Adolescentes)
  • Gestores profissionais de saúde e educação: 4.000
  • Escolas: 1.000 do SAB (Semiárido Brasileiro) e do TAM (Território Amazônia Legal)
Indiretos:
  • Adolescentes e jovens de outros NUCAs e outras redes: 50.000
  • Alunos dos ensinos fundamental e médio: 40.000
  • Municípios do Selo UNICEF do Território Amazônia Legal (TAM) e do Semiárido Brasileiro (SAB): 800 no SAB e 200 no TAM

Região do Semiárido e da Amazônia

Na região do Semiárido vivem cerca de 10,5 milhões de crianças e adolescentes.

(DATASUS, 2012)

Dessas, 63% encontram-se em situação de pobreza e, portanto, privadas de seus direitos básicos.

(UNICEF, 2018)

São 1.509 municípios dos 9 estados que integram o Semiárido Brasileiro ou abrangem municípios em risco de desertificação.

Estados: AL, BA, CE, MG, PB, PE, PI, RN e SE.

A Amazônia Legal Brasileira – área que conta com os sete estados da Região Norte, mais o Maranhão e o Mato Grosso – possui a população mais jovem do país. Meninas e meninos da Amazônia vivem com suas famílias em uma região bastante extensa territorialmente, mas ainda pouco povoada em comparação com as demais regiões brasileiras.

No Brasil, há uma preocupação especial relacionada à exposição de crianças à água e ao saneamento inadequados ou inseguros.
Exemplos de doenças veiculadas pela ingestão de água:
  • Cólera
  • Diarreia infecciosa
  • Verminoses
Exemplos de doenças veiculadas pelo
contato com água contaminada:
  • Leptospirose
  • Otite externa
Ocorrência de endemias ou epidemias por arboviroses nas regiões da Amazônia e do Semiárido:
  • As disparidades regionais de cobertura na prestação de serviços de saneamento básico no Brasil estão diretamente relacionadas à ocorrência de doenças relacionadas ao saneamento inadequado.
  • A dengue, como também a chikungunya, a zika e a febre amarela são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada.
  • Tais doenças estão, portanto, fortemente associadas aos serviços de saneamento. A oferta irregular de água, por exemplo, faz com que as pessoas a estoquem em reservatórios que, muitas vezes, servem de local de reprodução dos mosquitos.

Para auxiliar a população nesse cenário, a Takeda é parceira do UNICEF no apoio à iniciativa WASH (água, saneamento e higiene).

Temas trabalhados:

Capacitação de gestores de saúde, educação e comunidade escolar

Formação de adolescentes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) do Selo UNICEF

Apoio e fomento aos planos municipais de saneamento

Estudo com populações vulneráveis às doenças de veiculação hídrica;

Advocacy para garantia de água limpa e saneamento para escolas e comunidades;

Promoção de ambientes e hábitos saudáveis e de higiene.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Há 73 anos no Brasil, o UNICEF participa das grandes campanhas de imunização e aleitamento materno; da mobilização que resultou na aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e da elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; do movimento pelo acesso universal à educação; dos programas de enfrentamento ao trabalho infantil; entre outros grandes avanços para a garantia dos direitos de crianças e jovens brasileiros.

O UNICEF não endossa marca, produto ou serviço.