Foto: UNICEF/BRZ/Raoni Libório.
O objetivo dessa parceria é mobilizar gestores, entidades governamentais e sociedade civil nos níveis nacional, estadual e municipal, conscientizar e capacitar gestores e profissionais de saúde e educação, comunidade escolar e adolescentes dos municípios participantes do Selo UNICEF na Amazônia Legal e Semiárido sobre água, saneamento e higiene, mudanças climáticas e preservação ambiental.
O projeto visa a prevenir doenças de veiculação hídrica, por meio de vetores como mosquitos, e doenças negligenciadas, reduzindo os indicadores de dengue, zika, febre amarela e chikungunya na região da Amazônia Legal e do Semiárido brasileiro.
A iniciativa beneficia direta e indiretamente um público amplo, que abrange crianças e adolescentes de zero a 17 anos e suas famílias, representantes da sociedade civil e gestores públicos (de saúde, educação e proteção social) responsáveis por políticas públicas nos municípios inscritos no Selo UNICEF:
Mais de 28 milhões de pessoas vivem em domicílios com falta de saneamento básico no Brasil.*
Crianças vivem expostas a doenças transmitidas pela água e/ou por vetores, principalmente o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
* IBGE, 2020.Na região do Semiárido vivem cerca de 10,5 milhões de crianças e adolescentes.
(DATASUS, 2012)Dessas, 63% encontram-se em situação de pobreza e, portanto, privadas de seus direitos básicos.
(UNICEF, 2018)São 1.509 municípios dos 9 estados que integram o Semiárido Brasileiro ou abrangem municípios em risco de desertificação.
Estados: AL, BA, CE, MG, PB, PE, PI, RN e SE.A Amazônia Legal Brasileira – área que conta com os sete estados da Região Norte, mais o Maranhão e o Mato Grosso – possui a população mais jovem do país. Meninas e meninos da Amazônia vivem com suas famílias em uma região bastante extensa territorialmente, mas ainda pouco povoada em comparação com as demais regiões brasileiras.
Para auxiliar a população nesse cenário, a Takeda é parceira do UNICEF no apoio à iniciativa WASH (água, saneamento e higiene).
Capacitação de gestores de saúde, educação e comunidade escolar
Formação de adolescentes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) do Selo UNICEF
Apoio e fomento aos planos municipais de saneamento
Estudo com populações vulneráveis às doenças de veiculação hídrica;
Advocacy para garantia de água limpa e saneamento para escolas e comunidades;
Promoção de ambientes e hábitos saudáveis e de higiene.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Há 73 anos no Brasil, o UNICEF participa das grandes campanhas de imunização e aleitamento materno; da mobilização que resultou na aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e da elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; do movimento pelo acesso universal à educação; dos programas de enfrentamento ao trabalho infantil; entre outros grandes avanços para a garantia dos direitos de crianças e jovens brasileiros.