Conheça a Dengue

Conhecendo o
Aedes aegypti

Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.1

Originário da África e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do mundo todo desde o século XVI. No Brasil, hoje, o mosquito é encontrado em todo o país.1

Por ser um mosquito que vive perto do homem, está mais presente em áreas urbanas, principalmente, em regiões com grande número de pessoas.1

O que o difere de outros mosquitos são as listras brancas nas patas, perfeitamente visíveis.2

Ciclo de vida3-5

O ciclo de vida do Aedes aegypti, do ovo à forma adulta, varia entre 7 e 10 dias. Tudo depende da temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro.

Esse ciclo é dividido
em quatro fases:

Ovos

Eles podem durar anos e vão eclodir
quando entrarem em contato com a água.

Adulto

Uma vez adultos, os mosquitos,
geralmente, vivem de 4 a 6 semanas.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, ou seja, que vive dentro ou ao redor de casas, comércios, escolas e igrejas, por exemplo, e costumam ficar com mais frequência atrás de cortinas, em nichos de estantes e embaixo de mesas.

É mais ativo no início da manhã e ao entardecer, sendo esses os períodos de maior risco de picadas. Porém, ele também pode picar à noite.

A fêmea se alimenta a cada 3-4 dias, no entanto, se não conseguem tirar sangue suficiente da pessoa picada, elas continuam se alimentando até ficarem satisfeitas. Isso porque o sangue é necessário à maturação dos ovos.

O mosquito da dengue apresenta fotofobia, ou seja, ele tem aversão à luz. Diferentemente de outros mosquitos, tanto as larvas, quanto os adultos fogem da luz, deslocando-se com muita velocidade quando são iluminados. Para ter certeza se você está diante de um deles, faça o teste usando uma lanterna.

O Aedes aegypti se reproduz com muita facilidade. O acasalamento entre o macho e a fêmea pode acontecer logo nos primeiros dias depois que o mosquito chega à fase adulta. Uma vez fecundada, a fêmea precisa realizar a hematofagia, que nada mais é do que se alimentar de sangue, para que seus ovos possam maturar nos ovários.

Normalmente, a desova acontece em lugares com água limpa e parada, chamados de criadouros. Os ovos são depositados nas paredes de diversos criadouros, bem próximo à superfície da água, o que garante a dispersão e a preservação da espécie.

A dengue somente é transmitida para as pessoas através da picada do mosquito infectado. O ciclo de transmissão se inicia quando o mosquito Aedes aegypti pica uma pessoa já infectada. A partir daí, o vírus se multiplica no intestino dele e infecta outros tecidos, chegando às glândulas salivares. Uma vez infectado, o mosquito é capaz de continuar a transmissão do vírus de pessoa a pessoa durante seu ciclo de vida.

Tanto o mosquito macho quanto a fêmea se alimentam de néctar, seiva, entre outras substâncias. Porém, somente a fêmea precisa de sangue, para maturação de seus ovos. Por isso, é ela quem pica, já que o macho não se alimenta de sangue.

precisamos falar sobre a dengue

Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Referências

  1. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em https://www.ioc.fi ocruz.br/dengue/textos/longatraje.html. Acessado em novembro/2022.
  2. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=361&sid=32&tpl=printerview#:~:text=%C3%89%20f%C3%A1cil%20reconhecer%20as%20larvas%3A%20elas%20fogem%20da%20luz&text=Outra%20informa%C3%A7%C3%A3o%20importante%20%C3%A9%20que,foi%20encontrada%20%C3%A9%20de%20A. Acessado em novembro/2022.
  3. Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Disponível em https://www.paho.org/pt/topicos/dengue. Acessado em novembro/2022.
  4. Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Disponível em https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/conheca-as-caracteristicas-do-aedes-aegypti-3#:~:text=Doen%C3%A7as%20como%20dengue%2C%20zika%20e,em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20aos%20pernilongos%20comuns. Acessado em novembro/2022.
  5. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em https://portal.fiocruz.br/pergunta/como-e-o-ciclo-de-vida-do-mosquito-aedes-aegypti. Acessado em novembro/2022.
  6. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em https://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/oportunista.html. Acessado em novembro/2022.
  7. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em https://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/sobreovirus.html. Acessado em novembro/2022.
  8. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em https://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/curiosidades.html. Acessado em novembro/2022.