Conheça a Dengue

Sem sombra
de fake

Lupa firma parceria com Takeda para disseminar informações sobre a dengue

Lupa

A Lupa firmou uma nova parceria com a biofarmacêutica Takeda para disseminar informações verificadas sobre a dengue.

A Lupa firmou uma nova parceria com a biofarmacêutica Takeda para disseminar informações verificadas sobre a dengue. De fevereiro a agosto deste ano, os checadores da Lupa monitoraram redes sociais e aplicativos de mensagem para detectar boatos sobre a doença. Seguindo a metodologia de trabalho da Lupa, informações foram verificadas e adaptadas para spots e distribuídas para rádios comunitárias parceiras. 

O número de casos prováveis de dengue aumentou de 1,6 milhão em 2023 para 6,6 milhões em 2024, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. Com o aumento da ocorrência da doença, o compartilhamento de conteúdos falsos nas redes sociais também tende a crescer.

Postagem Parceria

“A Takeda é um parceiro muito importante para a Lupa, porque acredita e aposta na importância da informação verificada e de qualidade. Essa etapa da parceria nos permite ampliar ações, criando boletins de rádio que consigam expandir o alcance do que é verdadeiro sobre a dengue. A doença ainda é muito presente no Brasil, e ações como essa são fundamentais para proteger as pessoas”, afirma Natália Leal, diretora executiva da Lupa.

Essa é a segunda vez que a Lupa firma uma parceria com a Takeda. Em 2023, as duas organizações se uniram para disseminar informações de qualidade sobre a dengue. Para o diretor executivo de Business Operations e DD&T da Takeda Brasil, Fabiano Ozório, esse trabalho é essencial.

"Combater a desinformação é um desafio constante e que está nas mãos de toda a sociedade, especialmente quando boatos ameaçam a saúde pública e colocam vidas em risco, por isso nossa parceria com a Lupa é fundamental neste cenário atual”, explica Fabiano Ozório. “Queremos garantir acesso a informações claras e confiáveis sobre a importância da prevenção contra a dengue, o que inclui a vacinação”, finaliza o executivo.

A editora-chefe da Lupa, Luciana Corrêa, ressalta a importância da checagem de informações sobre essa doença. "Em 2024, verificamos uma grande quantidade de conteúdos desinformativos sobre a dengue circulando nas redes sociais. Falsas receitas milagrosas para evitar a transmissão ou que prometem a cura da doença, mas que são, na verdade, um risco para a saúde pública. Conteúdos assim seguem enganando as pessoas e, por isso, a nossa atenção volta para esse assunto neste ano", afirma. 

Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a nossa Política de Transparência.

Este conteúdo foi licenciado pela Lupa, hub de soluções de combate à desinformação, e originalmente postado em seu site em 18/03/2025.